Doação de Sangue

12 Set

Bom, esse fim de semana teve campanha de doação de sangue e medula óssea aqui na minha cidade, então tem assunto melhor do que esse  pra gente falar hoje aqui? Eu sei que tem muitas pessoas com dúvidas sobre o assunto, então segue aí como fazer pra doar.

Você pode simplesmente ser um doador voluntário e contribuir por conta própria. Os bancos de sangue do país sempre precisam de novos doadores, então não é necessário esperar.

POSSO DOAR SANGUE?

Sim, se estiver nas seguintes condições:

  • Você deve entre 18 e 60 anos;
  • É preciso pesar 50 kg ou mais;
  • Caso seja mulher, você não pode doar sangue em casos de gravidez, amamentação, ou ter feito parto ou aborto há pelo menos 3 meses;
  • Caso esteja em tratamento dentário mais complexo. O ideal é fazer a avaliação durante a triagem.
  • Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
  • É preciso não ter tido contato com o mosquito transmissor de Doença de Chagas (barbeiro) e/ou estado em regiões propícias à malária nos últimos meses;
  • Se você não sofre de Epilepsia;
  • Se você não tem ou teve Sífilis ou AIDS;
  • Se você não é diabético;
  • Caso tenha feito endoscopia ou alguma cirurgia, é preciso esperar pelo menos 6 meses;
  • Se você tem tatuagens, piercings ou já fez acupuntura é possível fazer a doação, mas somente após 1 ano;
  • Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
  • Não ter um comportamento de risco que possibilite contrair DSTs, como ter tido mais de 2 parceiros sexuais nos últimos 3 meses, compartilhamento de agulhas e seringas e não uso de preservativos.

Se tiver dúvidas sobre algum destes pré-requisitos, durante a triagem (avaliação feita antes da doação propriamente dita) o responsável pela sua coleta te orienta corretamente, dizendo se a doação é possível ou não. A coleta só é feita se o doador estiver plenamente apto.

É importante também que:

  • Não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
  • Caso faça a doação após o almoço, faça jejum de no mínimo duas horas;
  • Tenha dormido bem (pelo menos 6 horas) nas 24hs que antecedem a doação.

Caso seja fumante a doação é possível, mas é recomendado evitar os cigarros pelo menos duas horas antes e duas horas após a doação.

COMO É O PROCESSO?

Se você estiver de acordo com essas últimas três informações acima, basta comparecer no Hemocentro da sua cidade munido de documento de identidade. Um cadastro é feito contendo informações como endereço e telefones de contato, para que os resultados do exame feitos a partir de suas amostras sejam enviados. Importante: não doe sangue apenas para receber exames. Certamente algum hospital público oferece esta opção.

Feito o cadastro você passa pela triagem, onde geralmente um enfermeiro faz perguntas relacionadas aos pré-requisitos e alguns outros itens como uso de medicamentos (anti-inflamatórios impedem a doação, e anti-térmicos também visto que indica presença de febre nos últimos dias. É importantíssimo falar exatamente quais medicamentos utilizou pois, além de interferir nos resultados dos exames, podem impedir a doação por um tempo determinado. Anti-bióticos impedem a doação por pelo menos 7 dias. Caso use anticoncepcionais, a doação é possível.) Durante a triagem também, o responsável informa sobre uma ficha que é entregue após a doação, com campos que permitem que você informe se alguma informação dada durante a triagem é falsa. Depois de doar, você marca sim ou não, mantendo o sigilo do doador.

Caso seja aprovado na triagem, o próximo teste feito é o de anemia e depois é enviado à lanchonete pra fazer um lanche leve, geralmente com suco ou café e bolachas.

Depois disso você vai para o laboratório. É feita uma higienização inicial que consiste em lavar bem com água e sabão as mãos e os braços. Logo em seguida você é acomodado em uma maca/cadeira própria para doação. A enfermeira procura por alguma veia propícia entre o braço e antebraço e injeta uma agulha direto na veia.

A coleta propriamente dita dura de 10 a 15 minutos, que passam super rápido. O volume de sangue doado é de aproximadamente 450ml, que são repostos rapidamente pelo organismo. Durante a coleta também, a parte inicial do sangue é armazenada a parte, pra que os exames possam ser feitos e materiais descartáveis como pedaços de pele e outros tecidos não se misturem ao sangue.

Após a coleta, você é enviado à lanchonete de novo dessa vez pra fazer O Lanche.

PÓS-DOAÇÃO

É bom tomar alguns cuidados após a doação. É normal, principalmente depois da primeira doação, sentir tonturas, enjoo ou inchaço próximo à área onde a agulha foi injetada, mas normalmente essas reações aparecem logo após doar sangue e o pessoal do Hemocentro te ajuda na hora mesmo. Caso esses sintomas apareçam depois, basta sentar com a cabeça baixa por alguns minutos e respirar fundo, assim as sensações rapidamente passam. Caso isso persista, o ideal é procurar um médico.

Nada de farra depois de doar sangue também. Evitar beber e/ou fumar é requisito. Também é necessário evitar esforços físicos e dirigir. Após algumas horas já é possível fazer isso tudo de novo, exceto por esforços físicos mais intensos.

Um exame completo é enviado pra você por Correios num prazo de 30 a 45 dias.

Por lei, o doador de sangue pode se ausentar do trabalho no dia da doação integralmente. É fornecido um atestado de comparecimento válido para qualquer empresa ou órgão público.

QUANTAS VEZES POSSO DOAR SANGUE?

Quantas vezes quiser! É só fazer um intervalo de 60 a 90 dias para homens e 90 a 120 dias para mulheres. Normalmente o Hemocentro da sua cidade envia uma carta pra você informando que estão precisando de sua colaboração novamente. Essa carta também é garantia de que seu período de intervalo já passou e você pode doar tranquilamente!

Como eu disse acima, o organismo rapidamente repõe o sangue doado, então não se preocupe. Você pode doar sangue sempre que quiser e estiver nos pré-requisitos!

Fonte: Inexorável

Alguma dúvida?

Eu pelo menos tirei as minhas com essa matéria!

Beijooooos e vamos doar sangueee!😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: