O que é a acne?

17 Ago

no

A acne é uma doença inflamatória da glândula sebácea e do folículo do pêlo. O aumento da produção de sebo pela glândula sebácea acaba obstruindo seu canal de saída de secreção, então forma-se o cravo (pode ser um ponto branco ou enegrecido). O local onde aparece o cravo pode ser contaminado por bactérias, ocorrerá inflamação do local e aparece a espinha. O processo pode agravar e termos aparecimento de nódulos e cistos que produzem pus e sangramento.

O que causa a acne?

A predisposição genética é importante (a pessoa já nasce com tendência a ter o problema). A influência hormonal após a puberdade normalmente desencadeia o processo. Uso de alguns tipos de medicamentos (como a cortisona), cremes e cosméticos inadequados para a pele do paciente podem agravar ou estimular o processo.

Chocolate causa espinha?

Não. Não há estudo científico que comprove que chocolate cause acne.

No período antes da menstruação é normal aparecer espinhas?

As variações hormonais que ocorrem no período pré-menstrual estimulam a glândula sebácea. O aumento da secreção sebácea favorece o aparecimento da acne.

Sempre pioram as espinhas antes das provas no colégio. Existe alguma relação?

Sim. O estresse influencia na fisiologia do organismo. Períodos de estresse, nervosismo ou ansiedade podem piora a acne.

Usar limão ajuda a secar a espinha?

Não. Não se deve aplicar limão, nem outras plantas na pele. Porque elas podem levar a graves queimaduras principalmente se ocorrer exposição solar.

Por que não se deve espremer a espinha?

Manipular as lesões pode piorar o processo inflamatório, aumentar a flora bacteriana, favorecer o aparecimento de cicatrizes e manchas na pele.

Como tratar a acne?

Temos vários graus de acne que estão relacionados à gravidade do caso. Por isso o tratamento correto deve ser escolhido após detalhada avaliação do quadro. O tratamento sempre exigirá paciência e disciplina. Pode ser feito em casa, com sabonetes para limpeza, loções ou géis tópicos (de uso local) para uso diário, nos casos mais leves. Às vezes é necessário uso de remédios sistêmicos (comprimidos) como antibióticos e/ou derivados da vitamina A (isotretinoína). Também podemos indicar limpeza de pele ou esfoliações químicas ("peeling") para complementar o tratamento.

assinatura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: