Dicas para cuidar melhor das nossas queridas unhas!

20 Jul

Há quem as prefira pintadas ou naturais, curtas ou compridas. As unhas também fazem parte da lista de preocupações com a beleza. E como também podem apresentar problemas, merecem atenção especial.
As queixas mais comuns são unhas quebradiças, secas, descascando ou com micose. No verão, estão mais propensas a esses problemas, por causa da maior exposição ao sol, contato com a areia e com o cloro da piscina.
Além disso, outros fatores podem prejudicar as unhas. Alimentação desequilibrada, uso de muitos produtos químicos, problemas tireoidianos ou causados pelo diabetes. Por isso, é importante ir ao médico para investigar as causas.
Para deixá-las mais bonitas e saudáveis, confira as dicas!😉
1 – Hidrate as unhas duas a três vezes ao dia. Use cremes para as mãos à base de uréia, óleo de semente de uva, lanolina ou silicone. Se não tiver, use hidratantes corporais.
2 – O ideal é não tirar a cutícula. Quem faz questão deve tirar pouco. É que protege a unha contra infecções causadas por bactérias e fungos.
3 – Após lavar as mãos, tomar banho e se refrescar na piscina ou no mar, seque bem as unhas.
4 – Não caia na tentação de puxar as peles que se soltam do dedo. Pode causar infecção bacteriana.
5 – Prefira usar removedor de esmalte. A acetona é à base de álcool, o que resseca as unhas.
6 – O ideal é não pintar as unhas, mas quem não abre mão de investir no esmalte deve usá-lo, no máximo, uma vez por semana.
7 – Para as alérgicas a esmalte que não querem deixar de pintar as unhas, a dica é usá-lo uma semana sim e outra não. Prefira produtos hipoalergênicos.
8 – Quando fizer a unha em um salão de beleza, o recomendável é levar os seus utensílios. Caso contrário, fique atento se o local esteriliza o alicate e descarta lixas e palitos após o uso. Assim, evitam-se doenças como a hepatite.
9 – O ideal é usar luvas nas tarefas domésticas. Se não conseguir, lave bem as mãos com sabonete neutro após o trabalho.
10 – Dentro das luvas, geralmente há um pozinho que resseca as unhas. Por isso, depois de tirá-las, lave as mãos e hidrate-as.
11 – Não deixe acumular sujeira embaixo das unhas. Retire-a com um palito e lave bem as mãos.
12 – Se mexeu com o lixo ou tocou em alguma ferida, lave as mãos com sabonete antisséptico.
13 – Para evitar que as unhas dos pés encravem, corte-as quadradas.
14 – Mantenha uma alimentação balanceada.

Como manter as unhas mais bonitas e saudáveis:

Esmalte: para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. Passe ultrabilho, pois aumenta a durabilidade do esmalte. Depois disso, mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começar a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos 1 ou 2 dias (eu sei que é difícil né meninas… Não conseguimos ficar sem as unhas pintadas!!!), masss… as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.
Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.
Instrumentos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você faz suas próprias unhas, desinfete-os com álcool. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente.
Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.
Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Unhas quadradas devem ser lixadas num único sentido. (Ex.: Da esquerda para direita, depois levante a lixa e repita a operação continuamente).

Fonte: Dicas de Madame

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: